quinta-feira, 8 de novembro de 2007

Poemas sobre o Amor

Quem diz que Amor é falso ou enganoso

Quem diz que Amor é falso ou enganoso,
Ligeiro, ingrato, vão desconhecido,
Sem falta lhe terá bem merecido
Que lhe seja cruel ou rigoroso.

Amor é brando, é doce, e é piedoso.
Quem o contrário diz não seja crido;
Seja por cego e apaixonado tido,
E aos homens, e inda aos Deuses, odioso

Se males faz Amor em mim se vêem;
Em mim mostrando todo o seu rigor,
Ao mundo quis mostrar quanto podia.

Mas todas suas iras são de Amor;
Todos os seus males são um bem,
Que eu por todo outro bem não trocaria.

Luís de Camões



Gostei muito deste poema porque está muito bonito e porque é de um dos melhores escritores que ja conheci até hoje!!!

Ricardo Mendes

AMOR

Vem, anjo, minha donzela,

Minha’alma, meu coração!

Que noite, que noite bela!

Como é doce a vibração!

E entre os suspiros do vento

Da noite ao mole frescor,

Quero viver um momento,

Morrer contigo de amor!

Álvares de Azevedo


Eu escolhi este poema porque me fez entender o que o amor realmente é.

Ricardo Ramalho

Esta vida não vivi


Será que na vida não vive
Quem na vida já viveu?
Ou será que terá vida
Quem nesta vida sofreu?
Eu que morri e que vivo
Dentro do mundo que passou,
Nos versos que não morrerão
Após rasgar a vida
Irão lembrar quem chorou
E esta vida não viveu.

Rogério Simões


Escolhi este poema, porque penso que é um poema interessante e tem a ver com uma parte do amor!

Paulo Renato 8ºA nº21

As sem-razões do amor

Eu te amo porque te amo,

Não precisas ser amante,

e nem sempre sabes sê-lo.

Eu te amo porque te amo.

Amor é estado de graça

e com amor não se paga.

Amor é dado de graça,

é semeado no vento,

na cachoeira, no eclipse.

Amor foge a dicionários

e a regulamentos vários.

Eu te amo porque não amo

bastante ou demais a mim.

Porque amor não se troca,

não se conjuga nem se ama.

Porque amor é amor a nada,

feliz e forte em si mesmo.

Amor é primo da morte,

e da morte vencedor,

por mais que o matem (e matam)

a cada instante de amor.


Carlos Drummond de Andrade

Eu escolhi este poema de Carlos Drummond de Andrade porque achei-o muito interessante e também porque me tocou mesmo cá dentro do meu peito.

Bruno Batista

Pensei...


Pensei

...que sempre

que nunca

Pensei ...

que não havia fim

que não era assim

Sonhei

...que seria assim

que haveria um fim

que nunca

que sempre

Fechei

...para sempre

para nunca

para além de mim

para além dum sim

Abri ...

quando pensei que

Perdi ...

quando fechei o queSonhei ... mas

Descobri - TE

Daniel Rolo

Eu escolhi este poema porque gostei muito da sua estrutura e da forma como está escrito.


Rafael Agua

Cada Um

Cada um cumpre o destino que lhe cumpre,

E deseja o destino que deseja;

Nem cumpre o que deseja,

Nem deseja o que cumpre.

Ricardo Reis

Este poema além de confuso faz sentido, eu identifico-me com ele.

Cláudio Lopes

A dor de amar


Já foram cantadas em verso e prosa

As incoerências desse tal "amor"...

É um amargo-doce, dor deliciosa,

É tristeza alegre, é frio no calor.

E os sentimentos daquele que ama

Com fervor intenso, com obsessão,

Conforme a ciência já hoje proclama,

São fontes de stress, de flagelação.

Mas como viver sem curtir no peito

Esse stress vibrante e o sofrer de amar,

Delícias de ter um cúmplice perfeito,

Dores e prazeres de compartilhar?

E como ficar nas noites sombrias

Sem sentir na alma a amorosa brisa,

De um abraço amigo pleno de magias,

E do afago amante que nos realiza?

Se amar é sofrer... stress e flagelo...

Hão-de preferir nossos corações

O fascínio eterno de um doce libelo

A um destino insosso, pobre de emoções...


Oriza Martins


Eu escolhi este poema porque fez-me sentir o que na realidade estou a passar e sentir

Maria João


Amor é fogo que arde sem se ver;
É ferida que dói e não se sente;
É um contentamento descontente;
É dor que desatina sem doer.
É um não querer mais que bem-querer;
É um andar solitário entre a gente;
É nunca contentar-se de contente;
É um cuidar que se ganha em se perder.
É querer estar preso por vontade
É servir a quem vence o vencedor,
É ter com quem nos mata lealdade.
Mas como causar pode seu favor
Nos corações humanos amizade;
Se tão contrário a si é o mesmo amor?


Luís de Camões

Eu escolhi este poema porque me inspirou profundamente a reflectir, explica o que é o amor e o que se sente…


Cátia Malaquias


Ao Amor Antigo

O amor antigo vive de si mesmo,
não de cultivo alheio ou de presença.
Nada exige nem pede. Nada espera,
mas do destino vão nega a sentença.

O amor antigo tem raízes fundas,
feitas de sofrimento e de beleza.
Por aquelas mergulha no infinito,
e por estas suplanta a natureza.

Se em toda parte o tempo desmorona
aquilo que foi grande e deslumbrante,
a antigo amor, porém, nunca fenece
e a cada dia surge mais amante.

Mais ardente, mas pobre de esperança.
Mais triste? Não. Ele venceu a dor,
e resplandece no seu canto obscuro,
tanto mais velho quanto mais amor.

Carlos Drummond de Andrade

Eu decidi escolher este poema porque por vezes é difícil
esquecer um amor antigo de que tantos gostámos, e por tanto gostar-mos mais difícil é de esquecermos a felicidade por que passámos.


Vânia Pinto






O Amor

Vida

É o amor existencial.
Razão
É o amor que pondera.
Estudo
É o amor que analisa.
Ciência
É o amor que investiga.
Filosofia
É o amor que pensa.
Religião
É o amor que busca a Deus.
Verdade
É o amor que eterniza.
Ideal
É o amor que se eleva.

É o amor que transcende.
Esperança
É o amor que sonha.
Caridade
É o amor que auxilia.
Fraternidade
É o amor que se expande.
Sacrifício
É o amor que se esforça.
Renúncia
É o amor que depura.
Simpatia
É o amor que sorri.
Trabalho
É o amor que constrói.
Indiferença
É o amor que se esconde.
Desespero
É o amor que se desgoverna.
Paixão
É o amor que se desequilibra.
Ciúme
É o amor que se desvaira.
Orgulho
É o amor que enlouquece.
Sensualismo
É o amor que se envenena.
Finalmente, o ódio, que julgas ser a antítese do amor, não é senão o próprio amor que adoeceu gravemente.

Francisco Cândido Xavier

Eu escolhi este poema porque achei-o bastante interessante e pelo que entendi qualquer coisa, qualquer que seja o acto que praticamos tem sempre amor, porque o amor é aquela base. Sem Amor que seria da vida?

Rute Isabel Corte Paulino.



Eu cantarei de amor tão docemente

Eu cantarei de amor tão docemente,
Por uns termos em si tão concertados,
Que dois mil acidentes namorados
Faça sentir ao peito que não sente.

Farei que amor a todos avivente,
Pintando mil segredos delicados,
Brandas iras, suspiros magoados,
Temerosa ousadia e pena ausente.

Também, Senhora, do desprezo honesto
De vossa vista branda e rigorosa,
Contentar-me-ei dizendo a menor parte.

Porém, pera cantar de vosso gesto
A composição alta e milagrosa
Aqui falta saber, engenho e arte.

Luís de Camões




Eu escolhi este poema porque acho que está muito bonito e porque gostei.

Lídia Alves

Amor é fogo que arde sem se ver

Amor é fogo que arde sem se ver;
É ferida que dói e não se sente;
É um contentamento descontente;
É dor que desatina sem doer;
É um não querer mais que bem querer;
É solitário andar por entre a gente;
É nunca contentar-se de contente;
É cuidar que se ganha em se perder;
É querer estar preso por vontade;
É servir a quem vence, o vencedor;
É ter com quem nos mata lealdade.
Mas como causar pode seu favor
Nos corações humanos amizade,
Se tão contrário a si é o mesmo Amor?

Luís de Camões


Eu escolhi este poema porque no fundo o que o poema fala é verdade.

Carlos Poim

Quem diz que Amor é falso ou enganoso

Quem diz que Amor é falso ou enganoso,
Ligeiro, ingrato, vão desconhecido,
Sem falta lhe terá bem merecido
Que lhe seja cruel ou rigoroso.

Amor é brando, é doce, e é piedoso.
Quem o contrário diz não seja crido;
Seja por cego e apaixonado tido,
E aos homens, e ainda aos Deuses, odioso.

Se mal faz Amor em mim se vêem;
Em mim mostrando todo o seu rigor,
Ao mundo quis mostrar quanto podia.

Mas todas suas iras são de Amor;
Todos os seus males são um bem,
Que eu por todo outro bem não trocaria.

Luís de Camões


Escolhi este Poema porque está original, trata sobre o amor que, muitas vezes, cria dor…..

Gustavo Parreira







O amor é uma companhia
O amor é uma companhia.
Já não sei andar só pelos caminhos,
Porque já não posso andar só.
Um pensamento visível faz-me andar mais depressa
E ver menos, e ao mesmo tempo gostar bem de ir vendo tudo.
Mesmo a ausência dela é uma coisa que está comigo.
E eu gosto tanto dela que não sei como a desejar.
Se a não vejo, imagino-a e sou forte como as árvores altas.
Mas se a vejo tremo, não sei o que é feito do que sinto na ausência dela.
Todo eu sou qualquer força que me abandona.
Toda a realidade olha para mim como um girassol com a cara dela no meio.
Alberto Caeiro


Eu escolhi este poema porque acho que retrata o verdadeiro amor.

João Maia





Senhora minha, se de pura inveja


Senhora minha, se de pura inveja

Amor me tolhe a vista delicada,

A cor, de rosa e neve semeada,

E dos olhos a luz que o Sol deseja,

Não me pode tolher que vos não veja

Nesta alma, que ele mesmo vos tem dada,

Onde vos terei sempre debuxada,

Por mais cruel inimigo que me seja.

Nela vos vejo, e vejo que não nasce

Em belo e fresco prado deleitoso

Senão flor que dá cheiro a toda a serra.

Os lírios tendes nua e noutra face.

Ditoso quem vos vir, mas mais ditoso

Quem os tiver, se há tanto bem na terra!

Luís de Camões

Eu escolhi este poema porque e muito bonito!!!

Marco Silva


Nosso Amor...

Nosso amor é mar em fúria,

Que se acalma de repente…

Como brisa de outono,

Envolve e fascina a gente…

Nosso amor é cavalgada

De alazões na amplidão,

Colibris em revoada,

Espalhando emoção…

Tempestades de carícias

Emergem de nosso amor,

Tufões de incríveis delícias,

Ondas de fértil sabor…

É um misto instigante

De potência e ternura,

De aromas multicores,

De meiguice e loucura…

Nosso amor é inocente

Qual sorriso de criança,

São grilhões que nos enlaçam

Em amarras de bonança…

Cada abraço é um pedido,

O pedido, uma promessa,

De quem anseia doar-se,

De quem amar sente pressa...

Enfim…

….o nosso amor é assim...

Um viajante do tempo,

Que mescla adoravelmente

O passado e o futuro

Em nosso eterno presente…

Fernando Pessoa


Eu escolhi este poema porque neste momento estou tão apaixonada como o poema diz e faz-me sentir ainda mais apaixonada por todo o mundo!!!


Jéssica Moreira

Amor é fogo que arde sem se ver;

É ferida que dói e não se sente;

É um contentamento descontente;

É dor que desatina sem doer;

É um não querer mais que bem querer;

É solitário andar por entre a gente;

É nunca contentar-se de contente;

É cuidar que se ganha em se perder;

É querer estar preso por vontade;

É servir a quem vence, o vencedor;

É ter com quem nos mata lealdade.·

Mas como causar pode seu favor

Nos corações humanos amizade,

Se tão contrário a si é o mesmo Amor?

Luís de Camões

Gostei deste poema, porque tem muito haver com o amor, tem sentimentos …..ADOREI

Catarina Torrão




Amor que morre

O nosso amor morreu...

Quem o diria!Quem o pensara mesmo ao ver-me tonta,

Ceguinha de te ver, sem ver a conta

Do tempo que passava, que fugia!

Bem estava a sentir que ele morria...

E outro clarão, ao longe, já desponta!

Um engano que morre... e logo aponta

A luz doutra miragem fugidia...

Eu bem sei, meu Amor, que pra viver

São precisos amores, pra morrer,

E são precisos sonhos para partir.

E bem sei, meu Amor, que era preciso

Fazer do amor que parte o claro riso

De outro amor impossível que há-de vir!

Florbela Espanca


Gostei deste poema porque fascinou-me logo que o li, não sei porquê…

Filipa Videira

Amor, que o gesto humano na alma escreve Amor,

que o gesto humano na alma escreve,

Vivas faíscas me mostrou um dia,

Donde um puro cristal se derretia

Por entre vivas rosas e alva neve.

A vista, que em si mesma não se atreve,

Por se certificar do que ali via,

Foi convertida em fonte, que fazia

A dor ao sofrimento doce e leve.

Jura Amor que brandura de vontade

Causa o primeiro efeito; o pensamento

Endoudece, se cuida que é verdade.

Olhai como Amor gera, num momento

De lágrimas de honesta piedade,

Lágrimas de imortal contentamento.

Luís de Camões

Gostei deste poema porque é original, é sentimental….

Daniela Vaz

O que me dói não é
O que há no coração
Mas essas coisas lindas
Que nunca existirão...
São as formas sem forma
Que passam sem que a dor
As possa conhecer
Ou as sonhar o amor.
São como se a tristeza
Fosse árvore e, uma a uma,
Caíssem suas folhas
Entre o vestígio e a bruma.

Fernando Pessoa, 5-9-1933




Escolhi este poema porque, dos poemas que eu li, foi o que mais gostei… Acho que é muito bonito e não tem palavras muito difíceis!...



Ana Rita Monteiro

O amor é o amor

O amor é o amor - e depois?!

Vamos ficar os doisa imaginar, a imaginar?..

O meu peito contra o teu peito,cortando o mar, cortando o ar.

Num leitohá todo o espaço para amar!

Na nossa carne estamossem destino, sem medo, sem pudor,e trocamos

- somos um? somos dois? -espírito e calor!

O amor é o amor - e depois?!

Alexandre O´Neill


Eu escolhi este poema porque é muito bonito. E este poema tem muito a ver com o amor.

Leandro Cação

1 comentário:

Anónimo disse...

Sim senhor, estou a ver que fizeram optimas escolhas!!!Parabéns
Beijinhos