quarta-feira, 24 de outubro de 2007

Olá a todos!






Gostei muito da nossa aula de hoje!
Creio que foi importante a vários níveis...
Será que a leitura daquele texto ou o "jogo dos medos" vos trouxeram alguma inspiração? Algumas interrogações???
Vá lá! Toca a escrever! E vejam este vídeo. Só é pena estar escrito em brasileiro mas o importante é o conteúdo!
E a música inesquecível!

VOCÊS SÃO VENCEDORES!

Beijos para todos :)

A Profª Carla Augusto










Começam a nascer os frutos da nossa aula... Estás de parabéns, Daniela!

"O meu maior medo"

O meu maior medo é, sem dúvida, perder as pessoas de quem mais gosto, aquelas que me dão vontade de continuar quando estou prestes a desistir, aquelas que me ajudam e apoiam, aquelas que estão sempre lá, nos bons ou maus momentos, aquelas pessoas que eu amo, que acima de tudo e todos são nossos amigos...
É por essas pessoas que eu luto constantemente, que eu sobrevivo a cada dia mau, quando o meu maior desejo é desaparecer... Devo muito a essas pessoas pelo simples facto de me apoiarem e de estarem lá quando mais preciso, é um gesto que embora pareça pequeno, faz uma diferença enorme...
Sem essas pessoas o mundo não fazia sentido, provavelmente eu não era eu...Só nas alturas más é que nós damos valor a essas pessoas, mas não deve ser assim, porque, apesar de tudo, elas estiveram sempre lá, não só nas alturas más!!
Não deixem que vos “tirem” os vossos amigos, mais tarde ou mais cedo vão precisar deles e, por vezes, pode ser tarde demais...
DANIELA VAZ

terça-feira, 23 de outubro de 2007

Para treinar os VERBOS!!!

TREINEM OS VERBOS!
AQUI VAI UMA AJUDA PARA TORNAR A TAREFA MAIS DIVERTIDA!
Um Site Conjugador de Verbos :)

COM DOIS TOQUES PODEMOS CONJUGAR 280 000 VERBOS!...
CLICA NO SITE ABAIXO E TIRA AS TUAS DÚVIDAS!

(Atenção: este site não substitui a consulta à vossa Gramática e Fichas! E apresenta, infelizmente, alguns erros tais como "subjontivo" em vez de "CONJUNTIVO".)

http://linguistica.insite.com.br/cgi-bin/conjugue

A professora Carla Augusto

terça-feira, 9 de outubro de 2007

A Inaudita Guerra da Av. Gago Coutinho

(Conto de Mário de Carvalho)


Como certamente reparaste, este conto de Mário de Carvalho remete-nos para um universo extraordinário. Tudo acontece na Avenida Gago Coutinho. Para começar… Quem será Gago Coutinho? Hum…Não sabes???
Então está na hora de descobrires!


Entra aqui:



Certamente percebeste que a travessia do Atlântico Sul foi um feito notável e ousado. Este herói da aviação fez algo verdadeiramente "inaudito". Agora que já conheces esta personalidade histórica e o conto, "mãos à obra"! Deixa aqui a tua opinião sobre o que leste ou, inclusivamente, podes inventar um final "à tua maneira"!
Bom trabalho!





ENVIA OS TEUS TEXTOS PARA O MEU MAIL!


Professora Carla Augusto





E aqui está o primeiro resumo!

Feito pelo Paulo Dimas!





Resumo da História " A inaudita guerra da Avenida Gago Coutinho"


Como todos os deuses, a deusa Clio precisava também de dormir. Ela deixou-se dormir e enleou as datas quatro de Junho de mil cento e quarenta e oito e a data de vinte e nove de Setembro de mil novecentos e oitenta e quatro. Os mulçumanos quando chegaram à Avenida Gago Coutinho, perguntaram-se que "coisas estranhas" seriam aquelas. Seria feitiçaria cristã?

Eles vinham com o propósito de pôr cerco às muralhas de Lixbuna. A polícia pensou que era outra vez a malta a desafiar a desafiá-la. Quando a polícia de intervenção chegou, os mulçumanos, pensaram que era finalmente a tropa avançada de Lixbuna. Então, Ibn-el-Muftar, mandou os guerreiros atacar a tropa. A polícia, que não estava preparada para um ataque de guerreiros mulçumanos, perdeu o controlo e ficou quebrada a formação. Clio acordou mesmo na altura em que o chefe da polícia estava a falar com Ibn-el-Muftar.

Clio resolvera o problema, mas apanhara um castigo!

Paulo Dimas

“A Inaudita Guerra da Avenida Gago Coutinho”
Esta história começa com uma pequena distracção de Clio, a musa da História. Essa pequena distracção causou a grave mistura entre duas épocas distintas; uma remonta à época dos muçulmanos e as suas conquistas e a outra remonta ao século XX. No seu tempo, os muçulmanos queriam conquistar Lisboa (Lixbuna, naquela altura), e devido à distracção de Clio, os muçulmanos foram parar à Avenida Gago Coutinho no século XX. Os muçulmanos assustaram-se e armaram uma grande confusão, a polícia interveio, o exército também, foi o pânico geral. No momento exacto em que os dois povos iriam começar a guerrear, Clio acordou e rapidamente devolveu cada povo à sua época, e limpou-lhes a memória, então privada de sono durante quatrocentos anos.
Cláudio Lopes

domingo, 7 de outubro de 2007

Sobre o filme "Cristóvão Colombo"...



Cristóvão Colombo
(resumo do filme)


Cristóvão Colombo tinha um sonho desde pequenino, ser marinheiro!
Uma vez tentou. Foi pedir ao Rei D João II naus, para navegar para Oeste, mas o Rei, achando aquilo impossivel, além de não lhe dar os barcos, aind gozou com ele. Colombo ficou triste, mas, mais tarde, voltou a tentar, no Reinado da Rainha Dª Isabel, que, fascinada com a sua bravura e pela sua faceta sonhadora, lhe concedeu três naus e marinheiros.

Colombo, radiante, partiu.
Os marinheiros estavam descontentes, achavam uma estupidez navegar para Oeste mas, quando desesperavam, apareceu a Terra que Colombo queria descobrir.

Quando voltou à sua terra foi consagrado Almirante-Do-Mar.


Daniela Vaz


Cristóvão Colombo, em criança sonhava ser marinheiro, mais adulto Cristóvão vê a chance de realizar o seu sonho, viajar para o Oeste mas só o consegue realizar em Espanha graças à Rainha Isabel. Passados alguns meses de pesquisa, Colombo parte com as suas três naus e tripulação. Passados vários dias a tripulação fica exaltada e ameaça partir, até que, no final de vários dias eles avistam terra.
Ricardo Ramalho

Cristovão Colombo nasceu numa pequena terra de marujos em Itália. Cristovão passou toda a sua infância a infiltrar-se nos barcos verdadeiros, na esperança de ir para alto mar, mas fora sempre apanhado. Ele nascera para navegar! Cristovão crescera. Não perdera o seu sonho.

Num panfleto encontrara o desafio de encontrar a rota mais rápida para a Índia. Ele acreditava que se fosse para oeste chegaria a este mais rapidamente. Tentou que Portugal o patrocinasse e lhe oferecesse as naus mas o rei D. João recusou dar-lhe os barcos e troçou dele.

Muitos anos mais tarde ele tentou com Espanha, e a rainha D. Isabel, admirada com o seu coração de sonhador, concedeu-lhe as naus. Passando o mês de Outubro e dois dias encontrou a terra, mas não era a Índia, era a América. Tinha sido uma viagem difícil, pois os marinheiros que o acompanhavam estavam tremendamente infelizes e ameaçaram matarem-se se não regressassem. Quando voltou a Espanha foi galardoado Almirante Do Mar.

Cláudio Lopes

Cristóvão Colombo era um rapazinho que queria ser marinheiro e descobrir novas terras.
Quando já era adulto, teve a sua grande oportunidade de descobrir um caminho quase impossível: o caminho para oeste. Apoiado pela Rainha Isabel, que lhe cedeu marinheiros e três naus, ele conseguiu descobrir uma ilha quase deserta. Quando chegou à sua terra foi proclamado "almirante dos mares".



Gustavo Parreira
Cristóvão Colombo

Cristóvão Colombo em criança queria ser marinheiro.
Quando era mais velho planeou uma viagem para oeste, mas Portugal não o apoiara e então foi para Espanha.
Quando ele ia para pedir marinheiros e barcos, o rei não autorizou e começou a gozar. Mas, passado uns anos, a rainha apoiou o seu plano e deu-lhe três naus e nove marinheiros, e lá foi ele em direcção a oeste.
A viagem demorou trinta dias.
Cristóvão Colombo, só avistou terra ao fim desses trinta dias.
Com a chegada de Cristóvão Colombo a Terra, a rainha proclamou-o “ALMIRANTE DOS MARES”.
Catarina Torrão